Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias.
Em linguagem clara e direta, o livro "Publicitário" , da Publifolha, reúne os dados mais atualizados sobre a carreira e fornece todas as indicações para que o estudante faça a escolha certa na hora do vestibular. Veja um trecho do livro:
- Saiba como conseguir uma vaga no concorrido mercado de trabalho publicitário
O capítulo "História" traça um panorama da profissão, de sua origem à atualidade. O capítulo "Estudos" traz informações que permitem julgar a qualidade das instituições de ensino e saber como funcionam os cursos, com detalhes sobre as diversas matérias e atividades de cada ano letivo.
O livro indica ainda as especialidades que estão em alta no mercado, com um resumo de cada uma delas, explicando também como funcionam os mestrados e doutorados.
A publicação também ensina como conseguir o primeiro emprego. Um dos capítulos mais interessantes é o "Palavra do Profissional", no qual três publicitários de destaque contam um pouco de sua trajetória profissional - da faculdade aos dias de hoje - e apontam os rumos para o futuro.
O livro é da "Série Profissões", da Publifolha, que também conta com os títulos "Advogado" , "Jornalista" , "Médico" , "Engenheiro" e "Administrador" .
"Publicitário"
Autor: Publifolha
Editora: Publifolha
Páginas: 120
Quanto: R$ 21,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha
- O profissional:
O profissional brasileiro é considerado dos melhores do mundo, mas são poucos os que se destacam por muito tempo. Para seguir essa carreira, na área de criação, é preciso muita criatividade e até uma certa ‘pitada’ de genialidade.
A publicidade é a arte de exercer ação psicológica sobre o público consumidor, levando-o a desejar o produto anunciado. O profissional precisa entender profundamente o comportamento humano para poder exercer a ação psicológica.
O publicitário também trabalha com pesquisa de opinião, planejando estratégias para atingir o consumidor; cria logotipos e embalagens. Além de tudo isso, ele entende muito de administração e de custos.
- O mercado de trabalho:
O mercado da criação ganhou maior espaço com a Internet e com a abertura de novas agências de publicidade, mas vale lembrar que esse mercado é extremamente exigente, o profissional deve ser altamente sofisticado.
Procura-se também o profissional para a área de vendas, planejamento e promoção, de grandes empresas.
- O curso:
O estudante precisa ser extremamente criativo, além de gostar do marketing e administração.
O curso tem a duração de quatro anos. Entre as disciplinas do currículo: sociologia, filosofia, psicologia, teoria da comunicação, estética de massa, técnicas de codificação de publicidade e propaganda, mercadologia, administração, rádio, televisão, cinema.
"marketing é uma coisa – propaganda é outra – voce pode fazer uma faculdade de propaganda e marketing, mas tem que ver a carga curricular – hoje até mesmoas faculdades que dão esse curso muitas vezes não tem o profissional que vai passar esse conhecimento corretamente por isso presta atenção na carga curricular – tem faculdades que tem as materias mas não exploram direito principalmente o marketing, que tem se distanciado muito da propaganda e da publicidade – assim publicidade , é uma coisa propaganda é outra – e Marketing é outra coisa – tem faculdades que tem as tres coisas – mas dificilmente vai ter o profissional preparado para te passar esse conhecimento – principalmente no Brasil. O Marketing envolve muitas seguimentos empresariais – como estratégias de segmentação, ja a publicidade envolve tudo que diz respeito a divulgação em midia digital, e a propaganda envolve tudo que dis respeito a propagação de qualquer atividade extra empresarial. voce precisa conhecer e explorar os conceitos profundamente para poder diferencia-los o que não vou fazer aqui agora – faça uma pesquisa detabalhada no alta vista e verás que la fora ha, um diferencicação clara do que venha a ser Marketing entre os tres "
Pouca gente observa a infinidade de oportunidades que uma faculdade nos apresenta e que podem ser úteis na nossa carreira, portanto vamos listar algumas:
1) Ingresse na agência experimental (ou empresa júnior) da sua faculdade
Praticamente todas as Universidades brasileiras (pelo menos as que possuem um mínimo de qualidade e preocupação com o ensino) possuem uma agência experimental (ou empresa júnior) no curso de Publicidade e Propaganda. Agência experimental nada mais é do que uma agência publicitária formada por alunos e coordenada por professores, em que os estagiários têm a oportunidade de criar campanhas reais para clientes reais. Isto lhe trará a tão necessária experiência profissional que você irá precisar lá na frente. Se sua faculdade não possui uma Agência Experimental converse com o seu coordenador e funde uma!
2) Ofereça-se como voluntário em atividades acadêmicas
Ser monitor do laboratório de fotografia, editor assistente do jornalzinho da faculdade, assistente do coordenador de curso, ajudante na semana acadêmica, entre diversas outras possibilidades lhe fará ter um contato ainda maior com profissionais que já estão na área. Além de ter mais tempo para aprender sobre a área que escolheu, isto vai ampliar a sua visão e fortalecer o seu relacionamento.
3) Não deixe de comparecer às aulas, mesmo aquelas que você não possui afinidade
A grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda foi pensada para que o profissional tenha, além da visão técnica, uma formação humana. Deixar de assistir a uma aula de Sociologia por acreditar que isto não irá lhe agregar nada é um grande erro. Aulas de Estatística ou Realidade Sócio-Econômica Brasileira serão fundamentais em sua carreira, mesmo que você pretenda ser “somente” um diretor de arte. Amanhã você verá a diferença que isto fará em sua vida.
4) Compareça às palestras, semanas acadêmicas, workshops e atividades extra-curriculares promovidas pela Universidade
Muita gente acredita que palestras e “semana da comunicação” são uma boa oportunidade para matar aula sem se prejudicar com faltas. Grande engano. Ouvir um profissional de mercado falar por até 90 minutos pode até ser chato mas fará você ter contato com o “outro lado” da moeda. Palestras são uma excelente oportunidade para conhecer o mercado, o dia-a-dia das agências e profissionais, aprender com o erro dos outros, se familiarizar com os termos e expressões da publicidade e, se você for esperto e sortudo, se enturmar com quem já está no mercado – o que certamente lhe ajudará no futuro.
5) Mantenha um bom diálogo e relação com seus professores
Por possuírem muito conhecimento, os professores são sempre referência sobre assuntos relacionados à área que lecionam. Por possuírem uma posição pública, conhecem muita gente que, eventualmente, lhe pedem conselhos e até indicação de profissionais. Em que isto pode lhe auxiliar? Não precisa ser muito inteligente para encontrar a resposta.
6) Participe ativamente dos grêmios estudantis, diretórios acadêmicos e movimentos estudantis
À primeira vista pode parecer não estar nada ligado à profissão de publicitário, mas acredite, a participação nestas entidades irá lhe auxiliar em uma série de competências como liderança, relacionamento, administração de conflitos e divergência de opiniões. A política está presente no dia-a-dia de nossas vidas, incluindo as agências e as empresas. Aprender a lidar com ela irá lhe auxiliar muito na carreira.
7) Tome iniciativas!
Muita gente se queixa porque precisa trabalhar durante o dia e estudar à noite e, por isso, não pode fazer parte da agência experimental ou conseguir um estágio. Não se prenda nesta opinião. O mundo está cheio de oportunidades, mas elas não costumam aparecer para quem se omite, portanto tome iniciativas. Junte amigos e ofereça-se a alguma instituição filantrópica para fazer uma campanha para aumentar as doações, organize campanhas contra a fome, campanhas de segurança no trânsito, campanha do agasalho durante o frio... Tudo isso você pode fazer no seu tempo livre e irá ajudar muitas pessoas, sobretudo você que também terá experiência profissional e poderá relatar isto em seu portfólio.
8) Crie, experimente, empreenda, parta para a ação!
Grandes negócios milionários foram criados a partir da experimentação e atitude de seus fundadores. Muitos nasceram nos campus universitários. Aproveite todo o suporte acadêmico e estrutura por trás de você e proponha ações. Por que não criar? Por que não empreender? Por que não? Questione. Não tenha vergonha nem medo de errar. Busque a orientação profissional e parta para ação!
Agora vamos voltar à pergunta inicial: será que estes novos publicitários estão preparados para o exercício da profissão em um mercado altamente competitivo? Os que seguiram estas dicas podem até não estar completamente aptos, mas com certeza estarão muito mais preparados do que os que não aproveitaram a faculdade em sua totalidade. Pense nisso.
http://www.cursosdaweb.com/publicidade-propaganda/e-a-mesma-coisa-fazer-faculdade-de-publicidade-e-propaganda-ou-marketing-e-propaganda/
http://www.vitrinepublicitaria.net/dicasdelivros-publicacoes.asp
http://www.chmkt.com.br/2009/09/afinal-faculdade-de-publicidade-e-o.html
http://www.artigonal.com/publicidade-artigos/para-que-serve-a-faculdade-de-publicidade-1127874.html
0 comentários:
Postar um comentário