Gostaria de escrever ou publicar livros


Por onde começar?

Se você quer publicar um livro e não sabe por onde começar, saiba que as antologias são uma boa pedida para ingressar no mercado editorial. Composta por um conjunto de poesias, contos, ensaios ou crônicas selecionadas de diversos autores iniciantes, elas são mais baratas e um meio de viver a experiência de ter algo publicado. Para Nalini, é mais fácil entrar numa antologia. "A criação é mais simples, o autor usa poucas páginas e deve ter uma mensagem sedutora para prender o leitor. Com a antologia, o autor pode se aprimorar e desenvolver um livro depois com mais qualidade". Outra característica positiva na visão dele é a identificação com o leitor. "Neste tipo de leitura, o autor pode encontrar um leitor que tenha afinidade com o seu texto. É estimulante para o escritor e assim outros textos serão criados com mais prazer", opina Nalini

Dá dinheiro esse negócio?

Geralmente essa pergunta deveria ser deixada por último, mas já que as pessoas fazem tanta questão de saber, vamos lá: depende. Depende do seu livro, depende de você, depende do alinhamento dos astros e da sua expectativa. A priori não dá pra largar o seu emprego (ou a busca por um) logo que você fecha um contrato com uma editora. Na grande maioria dos casos os escritores ganham um percentual sobre livro vendido, que varia entre 8 e 10% do preço de capa. Só? Só. O maior percentual (cerca de 50%) cobre os custos de distribuição (livraria) e o resto vai para a editora, que também arca com a impressão.

Tem gente que acha pouco, mas há que se lembrar que a distribuição de livros no Brasil é complicadíssima devido ao tamanho do país. Custos de impressão e papel são absorvidos pela editora, assim como eventuais prejuízos.

Preparação

Deixa o texto original em condições de ser publicado. O preparador trabalha o texto para verificar se há falhas na estrutura da obra, repetições ou inconsistências. Além disso, padroniza o material (normatizando referências, por exemplo, ou atribuindo peso aos títulos e subtítulos). Verifica a adequação lingüística, ortográfica, morfológica, sintática e semântica, além da revisão ortográfica e gramatical, por vezes fazendo observações quanto ao conteúdo do texto adequando-o às normas editoriais.

Publicar via Clube de Autores – Este site publica livros gratuitamente. Basta que o autor se cadastre e edite o seu livro por conta própria. A impressão é feita sob demanda, à medida que o próprio autor solicite exemplares ou que o livro seja vendido, via internet. Não há obrigatoriedade de permanecer no site. Se o livro fizer sucesso e o escritor quiser romper o contrato, isso é feito com facilidade e sem custo. Além do Clube de Autores, há dois outros sites estrangeiros que lidam com este tipo de mercado: Lulu e Blurb.

COMO APRESENTAR O TEXTO

O texto enviado para análise precisa facilitar a leitura. Para tanto, pedimos que se observem algumas normas simples:
  • Utilizar fonte Arial ou Times New Roman de tamanho 12,
  • Espaço duplo entre as linhas,
  • 2 cm em cada margem em folha A4 branca.
  • Não é recomendável o uso de negrito ou CAIXA ALTA ao longo do texto.
  • Para os grifos dentro do texto propõe-se a utilização do itálico.

Juntamente com a cópia impressa, é indispensável que o autor do texto envie um arquivo digital idêntico em seu conteúdo e formatação. O texto deve estar numerado seqüencialmente do começo ao fim, e não por capítulos ou em partes. O mesmo procedimento deverá ser observado para a numeração das notas de rodapé, caso haja.

É muito importante que o(a) autor(a), ou uma pessoa de sua confiança, realize uma cuidadosa releitura do original antes de enviá-lo para análise da editora. considerando a uniformidade na organização interna do texto, na apresentação de títulos e subtítulos, sumário, notas e citações bibliográficas etc., e para certificar-se de que não há dificuldades na compreensão das frases, citações incompletas, erros na transcrição de nomes próprios e de conceitos quando a obra tratar de alguma área específica do conhecimento.

Portanto fica aí a dica: se você quer publicar um livro que você escreveu, leia o artigo do Fabio Yabu para entender como funciona todo o processo.


http://www.produzindo.net/como-publicar-o-seu-livro/

http://www.artigonal.com/literatura-artigos/como-publicar-o-seu-livro-de-graca-933498.html

http://www.editoravozes.com.br/publica.htm

http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=16347

http://www.clubeletras.net/blog/100-categoria/como-publicar-livros/

https://www.lulu.com/register.php

http://www.yabu.com.br/blog/2006/09/06/como-publicar-seu-livro/

http://livroseafins.com/como-publicar-seu-livro-sem-colocar-a-mao-no-bolso/

http://www.camarabrasileira.com/assessoria.htm

1 comentários:

Jobove - Reus disse...

é um verdadeiro prazer visitar seu blog, parabéns
Saudações de Reus Catalunya
obrigado

Postar um comentário